Desafio 30 dias de minimalismo: Dia 1

Fique offline por um dia

O minimalismo entrou na minha vida no final de 2016. Em algum devaneio da vida, percebi que o salário estava aumentando e não sobrava, estava consumindo mais do que eu precisava, ainda mais com colecionismo, então me dei a oportunidade de reavaliar tudo que estava fazendo para me sentir mais “saudável” comigo mesma.

Tenho certa dificuldade de praticar coisas sem um esquema e, felizmente, encontrei o desafio de 30 dias de minimalismo que serviu como um bom norte para eu começar a inserir o hábito do consumo consciente em minha vida. Tentei ano passado, mas falhei rs Compensando, coloquei como meta deste ano cumprir até o final.

Compartilharam no Facebook esses dias uma matéria que falava que o smartphone é o novo cigarro, o que me deixou um pouco incomodada e serviu como sinal que era o melhor momento para começar o desafio, em plena sexta-feira, ficar um dia sem internet.

Falhei em começar exatamente a meia noite, já que como fico mexendo um bom tempo no celular antes de dormir, só fui me tocar do desafio à 1 hora da manhã, mas usei a velha desculpa “só é amanhã, quando durmo”, desliguei a internet e fui dormir.

Ao contrário do que aconteceu na minha outra tentativa, achei que dessa vez foi mais tranquila a passagem do dia! Conviver com mais pessoas e agora ter uma rotina de exercícios, fez com que eu me distraísse mais fácil, ficar sem o aparelho me pareceu apenas um detalhe e não como eu descrevi em 2016: água, presente e indispensável o tempo todo. Me fez lembrar o estudo de Rat Park, presente no vídeo a baixo (tem legenda em português).

Basicamente, pessoas solitárias é que se viciam em alguma coisa, enquanto as que tem uma boa relação social, não precisam das drogas para se sentirem melhor, assim, as dispensam. Comparando, talvez eu esteja levando minha rotina de forma mais saudável, o que permitiu ficar um dia offline sem muitas neuras.

A falta do celular aparecia mais quando surgia alguma dúvida, pois eu realmente adoro pesquisar, fico praticamente o dia inteiro facilitando a minha vida com resultados do Google. Exemplos: Estou reformando a casa, queria ter ideias de como telar a janela da melhor forma possível, por causa do desafio, eu lembrei que não conseguiria pesquisar aquilo naquele momento, teria que esperar até o outro dia. Foi uma mistura de desamparo com educar meu auto controle, pois eu não teria aquilo imediatamente, mas coloquei na cabeça que mesmo “demorando” o resultado viria da mesma forma.

Já faz um certo também que me dou a desculpa que perdi o hábito de leitura, por isso não leio mais tanto, vi que é só mais uma desculpa mesmo, pois como não poderia ficar na internet, li facilmente 50 páginas.

Vejo a internet como uma ótima ferramenta, mas talvez esteja muito no meu convívio como uma droga e não como um instrumento saudável. Mais mudanças na minha vida estão por vir 🙂

Ober un evezhiadenn